Medicina Esportiva Londrina

Dr Hélio toshikazu okamura

Prevenir lesões melhora a performance?

2 min read
Man running outdoor

Então você criou a meta !!!! Este ano eu vou competir, este ano eu vou perder peso, este ano eu vou começar a treinar…

Heroicamente vai até aquela academia TOP e faz sua matrícula. Com toda a disciplina vai todos os dias e pensa…” mudei de vida!!”

Até que começa a sentir dores no joelho, no ombro ou nas costas. O que será que deu errado?

A sua meta foi interrompida.

Quando falamos em performance a primeira imagem que vem à sua cabeça é daquele super-jogador que ganha milhares ou milhões de reais. Mas performance significa desempenho. Se uma pessoa acamada consegue trocar alguns passos ela teve melhora da performance, se um atleta de levantamento de peso passa de 30 para 35 kg num arranco, ela teve melhora da performance. Na verdade temos a imagem de atletas de ALTA PERFORMANCE.

A maioria das lesões do esporte e exercício são leves( apenas dor por exemplo) em que mesmo sem repouso podem melhorar e isso nem vai interromper seus treinamentos. No entanto existem situações em que as lesões são tão incapacitantes que podem te deixar no DM por dias ou meses.

Aí que entra o conceito de prevenção de lesões. E apesar do nome criar a impressão de “ nunca machucar” isso não é bem a verdade. E vou te contar mais tarde.

Prevenir lesões é extremamente difícil e por vezes parece mais adivinhação do que ciência.

Mas por incrível que pareça existe muito estudo e raciocínio nessa arte.

Lembrando mais uma vez: A origem das lesões são multifatoriais então é fundamental nas avaliações nós sabermos qual modalidade você treina, qual seu objetivo, qual o seu calendário competitivo, qual o volume de treino, qual a sua fase na periodização, qual o seu passado esportivo ou histórico de exercícios, quais as suas lesões prévias ( esportivas ou não) , se está tendo um acompanhamento nutricional, se o seu sono está legal, se o seu marido / esposa está te dando apoio,se as suas contas estão sendo pagas, se está usando algum tipo de medicamento, se esteve doente recentemente,se o seu professor está te matando ( rsrsrs) , se o seu técnico te odeia e a partir daí chegarmos nas avaliações físicas onde utilizamos algumas ferramentas: avaliação funcional, avaliação postural, avaliação biomecânica entre outras.

O exercício assim como os medicamentos têm a dose certa! Por isso que o esporte competitivo não é tão saudavel quanto algumas pessoas imaginam.Mas a ferramenta mais importante para a prevenção de lesões é o acompanhamento. No futuro próximo teremos equipamentos que vão nos monitorar 24h/dia e nos dar um feedback imediato.

About Post Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *